15. Maningue nice
Elisiário Miranda
Texto de Pedro Bandeira
«A narrativa visual deste fascículo, constituída por fragmentos de diferentes edifícios construídos em Moçambique durante o Estado Novo, tem como base o arquivo fotográfico de Elisiário Miranda. Este arquivo tem sido desenvolvido no âmbito da sua investigação pós-colonial, assente na premissa de que a arquitectura moderna era, para lá da representação do poder do Estado colonial, um veículo de segregação racial e social comprovada na leitura de programas e desenhos.
Esta “culpa da arquitectura” poder-nos-ia, por si só, inibir de o publicar não fosse a questão uma pouco mais complexa. Revemo-nos em Michel Foucault quando afirma que não há propriamente uma máquina opressora ou libertadora, defendendo, simultaneamente, que a mesma arquitectura pode servir diferentes propósitos (por exemplo, as qualidade panóticas do Familistère de Guise poderiam igualmente servir de prisão) e, neste sentido, culpar a arquitectura do que quer que seja é desconsiderar que "a garantia de liberdade só existe com uma prática de liberdade" (...)» Pedro Bandeira, 2019
Elisiário Miranda (1960), arquitecto, licenciou-se na FAUP em 1987. Exerceu a profissão liberal no seu escritório entre 1986 e 2007. Foi igualmente colaborador de diversos arquitectos, entre os quais Álvaro Siza, entre 1989 e 1998. É docente na EAUM desde 1999 e membro do LAB 2PT/UM. Em 2013 defendeu a sua tese de doutoramento com o título Liberdade & Ortodoxia: Infraestruturas de arquitetura moderna em Moçambique, 1951-1964. Faz parte das equipas responsáveis pelos projetos de I&D: EWV – Visões cruzadas dos mundos: arquitectura moderna na África Lusófona (1943-1974) e Coast to Coast – Desenvolvimento infraestrutural tardio na antiga África continental portuguesa (Angola e Moçambique). É co-coordenador da Keeping It Modern Grant da Getty Foundation relativa à Estação Central da Beira, em Moçambique.
32 p., 230 x 170 mm.
ISBN 978-989-54156-6-3
300 exemplares impressos na gráfica Maiadouro em Dezembro 2019.
Co-edição PLF/ Escola de Arquitetura da Universidade do Minho
(Projeto Missão Fotográfica).
10 Euros + portes de envio/ shipping cost