Lágrimas de Crocodilo - Fotografia e Crítica
em Portugal 1980-2000



Lágrimas de Crocodilo reune uma selecção de trinta e sete artigos sobre fotografia, publicados na imprensa portuguesa nas décadas de 1980 e 1990, que revelam a mudança na cena fotográfica nacional e o aparecimento de uma pluralidade de vozes que assumiram o seu activo debate. Para este novo movimento da crítica importava validar a emergência da fotografia no espaço público e dar eco às estratégias de arquivo, colecção e exposição que neste período se desenvolveram um pouco por todo o país.
A delimitação cronológica adoptada relaciona-se com o modo de fazer e publicar crítica, num período que precede a transição e hibridez da informação, antes de as imagens digitais e as redes sociais alterarem as regras do jogo e dos meios de comunicação se dissolverem na imaterialidade do ecrã.

A regularidade com que se publicaram textos sobre fotografia(s) e sobre fotógrafos permite não apenas rever parte das iniciativas fotográficas desenvolvidas, como confirmar a sua invulgar disseminação mediática e a respectiva repercussão nas práticas e circuitos artísticos actuais. No seu todo, constituem um testemunho único, com efectiva ressonância no fazer da história da fotografia em Portugal.

Data de impressão: 2022
Edição: Susana Lourenço Marques
Textos: Susana Lourenço Marques, Margarida Medeiros, Ernesto Sousa, Joaquim Pinto Vieira, António Sena, Pedro Miguel Frade, Jorge Calado, João Pinharanda, Jorge Pires, Alexandre Pomar, Maria Leonor Nunes, Sérgio Andrade, Maria Antónia Fiadeiro, Manuel Miranda, Tereza Siza, António Cerveira Pinto, João Lopes, Alexandre Melo e Bernardo Pinto de Almeida.

Apoio à edição: Vera Carmo
Revisão: João Berhan
Design gráfico: Rui Silva
Impressão: Maiadouro
Número de exemplares: 400
Tamanho: 23x16cmN.º páginas: 336
ISBN: 978-989-53583-4-2

Apoio da DGARTES / República Portuguesa


Seleccione destino/ Select destination