Q

Quem te ensinou?
- Ninguém

Elvira Leite



Textos de Elvira Leite, Lúcia Almeida Matos, Sofia Vitorino e Susana Lourenço Marques
«Quem te ensinou? — Ninguém. revisita o projeto de atividades de expressão criativa concebido e concretizado por Elvira Leite envolvendo os moradores do largo de Pena Ventosa, no Bairro da Sé, no Porto, no seguimento da extinção do Serviço Ambulatório de Apoio Local (SAAL), em 1976. Durante mais de um ano, a rua tornou-se lugar de discussão de ideias, planeamento de atividades, demonstração de técnicas e por fim espaço de atelier onde crianças de todas as idades concretizaram um plano, construído em diálogo, que integrou os seus interesses e propostas.» Lúcia Almeida Matos

Elvira Leite (n. 1936) terminou o curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1964. Apesar do muito precoce sucesso artístico, optou por uma carreira de professora após terminado o Curso de Ciências Pedagógicas. A partir de 1976 dedicou-se também a atividades de animação cultural; foi consultora da UNESCO para o ensino artístico em países de expressão portuguesa; a convite do governo português, planificou e coordenou ações de formação com mulheres emigrantes portuguesas em vários países europeus. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian para realização de material educativo para a área artística; foi consultora do Museu Nacional de Soares dos Reis, do Centro Regional de Artes Tradicionais e do Serviço Educativo da Fundação de Serralves.

Este livro é uma co-edição entre a Fundação Cecília Zino, a Pierrot le Fou e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o apoio do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade e a coordenação editorial de Susana Lourenço Marques.

Pierrot le Fou/Fundação Cecilia Zino/ FBAUP
160 páginas, 23x17 cm, (PT)
Design de Joana Lourencinho Carneiro
500 exemplares impressos na Maiadouro, Abril 2023.
ISBN 978-989-33-2689-3

20 Euros (inclui portes de envio para Portugal)